Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/mindfulnessalvador.com/public_html/wp-content/plugins/timetable/timetable.php on line 1361

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/customer/www/mindfulnessalvador.com/public_html/wp-content/plugins/timetable/timetable.php:1361) in /home/customer/www/mindfulnessalvador.com/public_html/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Mindfulness Salvador https://mindfulnessalvador.com Mindfulness Salvador é um convite aberto a todos que querem desenvolver o auto-conhecimento a partir da consciência plena. Wed, 20 Feb 2019 20:35:50 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.1.1 132541466 Muita concentração e Pouca presença: uma típica rotina de trabalho https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-mais/2019/02/20/muita-concentracao-e-pouca-presenca-uma-tipica-rotina-de-trabalho/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=muita-concentracao-e-pouca-presenca-uma-tipica-rotina-de-trabalho https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-mais/2019/02/20/muita-concentracao-e-pouca-presenca-uma-tipica-rotina-de-trabalho/#respond Wed, 20 Feb 2019 20:33:12 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=15087 Uma sala repleta de colaboradores, quase imóveis, orquestrando um silêncio absoluto, cada um com a atenção literalmente presa a um assunto específico e um cenário corporativo muito comum: pessoas altamente concentradas.

Nossa mente está em constante movimento e a concentração é um estado em que conseguimos focá-la em um ponto específico e isso é importante em algumas atividades profissionais.

Entretanto há uma armadilha, por ser um estado estritamente mental e nessa condição a mente mergulha profundamente em uma tarefa específica, quase tudo mais que existe no contexto é despercebido e sai do foco.

Uma interrupção naquele momento de extrema concentração, por menor ou mais importante que seja, pode ser um estopim para uma reação emocional exacerbada, uma quebra de raciocínio, um erro grave, um estado de tensão e stress, uma alteração de humor e demais variáveis que estão envolvidas nos conflitos de trabalho.

Treinar a atenção plena no ambiente corporativo, pode ser uma maneira eficaz de desenvolver colaboradores focados no desempenho das suas atividades, por um lado e por outro mais preparados para lidarem com os desafios variados de um dia intenso de trabalho.

Com a prática de Mindfulness é possível desenvolver um estado de presença, ou de consciência plena, que permite ancorar a atenção intencionalmente a um propósito específico de modo a estar atento e desperto a tudo mais que estiver envolvido naquela experiência, seja interna ou externamente, e assim escolher, também intencionalmente e quando necessário, mudar o foco da atenção de forma aberta, curiosa e sem julgamentos ao que está acontecendo.

Na prática isso permite que uma pessoa ao estar focada em uma determinada atividade e ser interrompida, tenha possibilidade de responder a situação em vez de simplesmente reagir a ela. Ela escolhe naquele momento se vai parar o que está fazendo e resolver a outra questão ou gentilmente vai continuar sua atividade mesmo que outro não receba bem a sua resposta. Essa possibilidade de escolha acontece sem que se perca o próprio eixo.

A prática de Mindfulness no ambiente corporativo pode ser uma rica oportunidade de desenvolver nos colaboradores a capacidade de estarem além de concentrados, ou seja, mais atentos e conscientes ao que está acontecendo, o que pode gerar espontaneamente um estado de foco, bem estar e produtividade no trabalho.

Fabiana Costa
Instagram @fabicosta.com.br
Site: www.fabicosta.com.br

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-mais/2019/02/20/muita-concentracao-e-pouca-presenca-uma-tipica-rotina-de-trabalho/feed/ 0 15087
A utilização do mindfulness nas organizações – uma análise através da perspectiva dos gestores https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-artigos/2017/09/05/a-utilizacao-do-mindfulness-nas-organizacoes-uma-analise-atraves-da-perspectiva-dos-gestores/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-utilizacao-do-mindfulness-nas-organizacoes-uma-analise-atraves-da-perspectiva-dos-gestores https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-artigos/2017/09/05/a-utilizacao-do-mindfulness-nas-organizacoes-uma-analise-atraves-da-perspectiva-dos-gestores/#respond Tue, 05 Sep 2017 00:44:05 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14956 Moema Pereira Nunes, Diego Hofer Muller

https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/OC/article/view/5599

Resumo

O aumento da competitividade nos ambientes corporativos tem levado ao aumento do nível de estresse nas organizações. Gestores lidam diariamente com a necessidade de gerenciar o estresse de suas equipes de trabalho de forma a evitar quedas de produtividade. O Mindfulness tem sido apontado como uma ferramenta capaz de melhorar a capacidade de concentração dos seus praticantes. Trata-se de um estado mental que pode ser treinado através de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos. A utilização do Mindfulness em ambientes corporativos é um tema pouco explorado. Este artigo buscou ajudar no preenchimento desta lacuna ao analisar como a prática do Mindfulness pode melhorar o ambiente de trabalho e a motivação, satisfação e produtividade dos colaboradores através da perspectiva dos gestores. Através de uma investigação bibliográfica foram desenvolvidos instrumentos de coleta de dados qualitativos que foram empregados na condução de entrevistas com gestores de empresas e especialistas em Mindfulness. A pesquisa revelou que a prática do Mindfulness nas organizações é viável e pode ser explorada como uma ferramenta de grande auxílio no desenvolvimento da empresa e sua equipe.

 

Palavras-chave

Mindfulness; Ambiente de trabalho; Estresse; Administração.

 

Esse artigo está no blog porque a literatura em Mindfulness pode interessar a todos. Isso não quer dizer que concorde ou não com o que está escrito.

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-artigos/2017/09/05/a-utilizacao-do-mindfulness-nas-organizacoes-uma-analise-atraves-da-perspectiva-dos-gestores/feed/ 0 14956
Revista Saúde nº 418 – A Mente Tem Poder https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/29/revista-saude-no-418-a-mente-tem-poder/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=revista-saude-no-418-a-mente-tem-poder https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/29/revista-saude-no-418-a-mente-tem-poder/#respond Sat, 29 Jul 2017 15:11:55 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14945 Bom dia Gente!

Há poucos dias a Revista Saúde da Editora Abril, fez uma publicação falando sobre Mindfulness, inclusive sendo matéria de capa. Eu comprei, li, recomendo a leitura para todos e gostaria também de abordar alguns pontos que são relevantes dentro da matéria.

  1. “A Mente tem Poder” logo na chamada da capa é uma frase muita genérica e utilizada muito mais para atrair o olhar daqueles que passam pela banca de revistas.  Prefiro entender a frase, compreendendo, que a percepção do que ocorre em nossa mente, a partir da prática de técnicas de Mindfulness, podem permitir o nosso poder de escolha.
  2. Ainda na capa, utiliza-se a frase “É pura ciência!”. Acho importante apresentar o Mindfulness a sociedade como um campo de conhecimento que existem estudos científicos elaborados que comprovam mudanças de estados mentais, mas prefiro tratar o mesmo assunto como está dentro da revista, dito pelo Dr. Marcelo Demarzo e o Psicólogo Tiago Tatton, respectivamente, “Em comparação a outras áreas do conhecimento, os trabalhos de mindfulness ainda estão no começo, mas já existem revisões e estudos comparativos com resultados consideráveis” / “… os princípios de atenção plena são compartilhados na maioria das filosofias antigas e tradições espirituais. O Mindfulness possui múltiplas origens, todas legítimas. “
  3. Gostei muito da citação sobre do desenvolvimento da Resiliência, palavra que não é comum em outras publicações. Na prática de Mindfulness existe uma linha tênue entre é necessário ter resiliência para praticar Mindfulness e a prática de Mindfulness desenvolve a resiliência.
  4. A parte que mais gostei foi o trecho em que coloca o indivíduo como parte do processo de mudança, deslocando o Mindfulness de um oásis que vai solucionar todos os problemas, e sim, como uma prática que realizada regularmente coloca o indivíduo com a possibilidade de escolher melhor os próprios caminho. Logo abaixo vou colocar o trecho, mas antes faço a lembrança do Dr. Jon Kabat-Zinn (Criador do programa de 8 Semanas), que no seu primeiro programa para pacientes americanos que tinham dor crônica, foi perguntado se “isso” iria diminuir a dor que ele sentia, então responde que ele não pode diminuir a dor, mas ele pode devolver a vida dele de volta. Eu poderia seguir falando muitas coisas sobre essa frase, mas não acho que caiba agora. Por enquanto deixo vocês refletirem. Em outro post vou falar bastante sobre. De qualquer modo, anexo segue um vídeo com essa turma que ele fala não só isso, como tantas outras coisas que seguem na mesma linha. (O vídeo é 100% em inglês).  Trecho da reportagem: “Não adianta achar que tudo vai se transformar em oito semanas, sem mudar o estilo de vida como um todo…A grande revolução de mindfulness, como nomeou a revista americana Times em 2014, parece estar em devolver às pessoas sua parcela de responsabilidade pela própria saúde.”
  5. Adorei também as dicas para uma refeição plenamente atenta. Como dicas estão ótimas, seria legal que todos pudessem ter acesso a essas dicas. Principalmente desde criança! O mundo teria muito menos peso! 🙂

Boa leitura e, se souberem inglês, bom vídeo.

 

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/29/revista-saude-no-418-a-mente-tem-poder/feed/ 0 14945
Os Treze Porquês (Thirteen Reasons Why) e o Mindfulness https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-mais/2017/07/26/os-treze-porques-thirteen-reasons-why-e-o-mindfulness/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=os-treze-porques-thirteen-reasons-why-e-o-mindfulness https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-mais/2017/07/26/os-treze-porques-thirteen-reasons-why-e-o-mindfulness/#respond Wed, 26 Jul 2017 20:19:47 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14938 Bom dia Gente!

Tem poucos dias eu terminei de ver a série Os Treze Porquês da Netflix. Eu tinha vindo do I Simpósio Norte Nordeste de Prevenção e Posvenção a Suicídio e apesar do assunto me interessar, foi a primeira vez que tive contato profissional. Abrindo parêntese para dizer que foi um excelente simpósio, além de ter tido o prazer de conhecer e assistir a um curso de 8hs do professor Netto Berenchtein. Mas tomando o rumo inicial da prosa, na mesma semana que sai do Simpósio já comecei a assistir a série e fui profundamente atingido pelo que a série propõe para a sociedade discutir.

Não cabe a mim aqui fazer qualquer relato da narrativa (Até porque eu não gosto. Sequer leio sinopse), mas destaco a idéia muito criativa do autor Jay Asher, de apresentar todo um enredo a partir de um segredo que não pode ser contado para ninguém e, com imensa dificuldade, de ser tratado entre os envolvidos. Não me darei ao trabalho de buscar um artigo ou livro que fale sobre o suicídio ser um tabu dentro da família (os sobreviventes) e na sociedade porque basta qualquer um digitar na internet “Suicídio tabu” que o Google vai apresentar muitos ângulos sobre esse mesmo ponto de vista. Os prejuízos de se ter um assunto de relevante importância sendo conversado de forma velada, é a desinformação e consequente incapacidade de lidar seja através de uma perspectiva social de prevenção e posvenção, seja na perspectiva familiar de um caso ocorrido com um ente próximo e por fim, o que você, como indivíduo, pode fazer se você é uma pessoa que tem ideação suicida. Se uma das intenções era trazer à tona o assunto, contribuiu bastante para isso. Tanto pelo seu apelo midiático (A Netflix é uma empresa de entretenimento com interesses explícitos voltados para o capital), tanto quanto pela sua abordagem, roteiro e etc.

E o Mindfulness pode ajudar a pessoas com ideação suicida?

Eu nunca fui procurado por ninguém e mesmo que fosse procurado não faria qualquer tipo de trabalho porque me considero inabilitado. Mas fiz uma pesquisa e encontrei algumas coisas que são relevantes trazer aqui para o Blog. Existe pouca coisa em português, mas fui feliz em achar o artigo USO DA TERAPIA COGNITIVA BASEADA EM MINDFULNESS NA PREVENÇÃO DE RECAÍDA PARA PACIENTES COM DEPRESSÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA. (Mais feliz ainda por serem professores da Bahia) escrito por Micael Santana Rizzuti*, Gustavo Marcelino Siquara** e Neander Silva Abreu***. Eles estudaram 9 artigos de diversos países no mundo sobre o tema que intitula o documento e fizeram também conclusões sobre a possibilidade do uso do MBCT na diminuição do risco de suicídio. Coloco abaixo, sem alterações, o trecho que trata sobre o tema:

“Avaliaram-se a depressão, preocupação, ruminação, ideação suicida e habilidades de Mindfulness. Estas habilidades de Mindfulness estão relacionados a abertura e não julgamento diante situações. Foi percebida diminuição significativa da ideação suicida do grupo clínico. Essa diminuição se demonstrou independente de mudanças na depressão, ruminação ou habilidades de Mindfulness. As alterações nos níveis de preocupação, adquiridos no treino de Mindfulness devido o foco no tempo presente, não se preocupando com o futuro, foram importantes para esta mudança e o tamanho do efeito. Esses dados corroboram os dados de outros artigos como no de Watkins citado por Forkman (2014) e em Kerkhof & Spijker (2011) em que preocupação pode disparar cadeias de pensamentos suicidas. Além disso, sugere-se que a redução da ideação suicida pode ocorrer devido ao aumento do sentimento de pertencimento social. Esse sentimento se adquire na prática da MBCT devido o treinamento na Mindfulness ser realizado em grupos (Forkmann et al., 2014; Segal, Williams & Teasdale, 2002)”.

Vale ressaltar que esse estudo é na aplicação do MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy), Terapia Cognitivo Comportamental baseado em Mindfulness e não no MBSR(Mindfulness-based stress reduction), Redução de Estresse baseado em Mindfulness, programa amplamente utilizada por todo o mundo.

Vocês podem encontrar o artigo original no link: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1044/820 e a série no Netflix.

Boa série e boa leitura! Até mais!

* Graduando em psicologia na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Salvador, Bahia, Brasil.

** Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professor na Universidade do Estado da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

*** Professor na Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Laboratório de pesquisa em Neuropsicolgoia Clínica e Cognitiva. Salvador, Bahia, Brasil.

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-mais/2017/07/26/os-treze-porques-thirteen-reasons-why-e-o-mindfulness/feed/ 0 14938
Entrevista com Tarchin Hearn https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/22/entrevista-com-tarchin-hearn/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=entrevista-com-tarchin-hearn https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/22/entrevista-com-tarchin-hearn/#respond Sat, 22 Jul 2017 14:19:05 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14928 Bom dia Gente!

Mais uma vez falando sobre Tarchin Hearn. Quem não leu o primeiro post, dá uma passadinha nesse link: https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/caminhando-com-sabedoria-tarchin-hearn/.

Fiz uma breve pesquisa na Internet e não existe muito conteúdo em português sobre ele. De fato, não estou contando os livros publicados em português e traduzidos pela Verena Reid, mas nesse caso não são livros sobre o autor e sim uma abordagem específicas sobre meditação. No grupo da AbraMind, compartilharam essa entrevista realizada pela Marcela Paes que achei bem legal para saber um pouco sobre o posicionamento dele no que se refere a questões do nosso dia-a-dia. Outra coisa que ele aborda, e que em breve vamos abordar também aqui, é que meditação não é isolamento. As vezes temos essa percepção, mas que está muito longe da realidade.

“Meditar não é só sentar.  É estar vivo, ter responsabilidade e aplicar na vida.” – Tarchin Hearn

A entrevista é pequena, mas acredito que vale a pena. Boa Leitura!

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/22/entrevista-com-tarchin-hearn/feed/ 0 14928
Jon Kabat Zinn sempre simples https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-ciencia-pesquisas/2017/07/15/jon-kabat-zinn-sempre-simples/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=jon-kabat-zinn-sempre-simples https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-ciencia-pesquisas/2017/07/15/jon-kabat-zinn-sempre-simples/#respond Sat, 15 Jul 2017 12:48:57 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14841 Oi Gente!

Inaugurando essa área de Ciências em nosso site, fiz questão de começar com esse vídeo do Jon Kabat Zinn por dois motivos. Primeiro ele é o princípio do Mindfulness no Ocidente, idealizador de programa de 8 semanas e começar sem ele me pareceria faltar alguma coisa, e segundo, porque nesse vídeo ele não aprofunda muito nas questões científicas em suas questões técnicas, mas consegue, levemente, nos fazer entender como os pensamentos e as emoções atuam em nosso córtex cerebral, passando pelo nosso assunto preferido, o “EU”. Com o o avançar do tempo, vou publicando outros vídeos que aprofundam mais.

Quando lhe pedem para não fazer nada, você ativa esse modo padrão. E quando você investiga o que você está aconteendo ali, muito tem a ver com dispersão da mente e dos devaneios.E muito disso tem haver com a auto referência. O nosso assunto preferido, que é “Eu”, claro. – Jon Kabat Zinn

Boa Pesquisa!

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-ciencia-pesquisas/2017/07/15/jon-kabat-zinn-sempre-simples/feed/ 0 14841
Monja Coen em Salvador!! https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/monja-coen-em-salvador/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=monja-coen-em-salvador https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/monja-coen-em-salvador/#respond Fri, 14 Jul 2017 20:57:52 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14834 Muito feliz em dar a notícia de que a Monja Coem está em Salvador! Ela vai apresentar a palestra “A Sabedoria da Transformação” no dia 12 de agosto. Mais informações estão no site que faz a vendas dos ingressos: https://www.sympla.com.br/encontro-com-monja-coen-em-salvadorp-palestra-a-sabedoria-da-transformacao__153355.

“E nós criamos uma ideia, um conceito, de felicidade como uma coisa que eu vou pegar de fora, mas é mais uma coisa que eu possa produzir e que dê bons resultados e isso nos faz feliz. É uma inversão do padrão comum: eu vou à loja, compro coisas e fico feliz. Mas, na verdade, eu não fico feliz, eu tenho um leve contentamento que passa com muita rapidez. O que nós temos que acessar é um estado de felicidade, de contentamento, com você e com a vida e que é mais profundo do que flashes de alegria.” – Monja Coen

Se você não sabe quem é a Monja Cohen, aconselho acessar a entrevista A amante do rock que virou monja dentro do site dela: http://www.monjacoen.com.br/textos/entrevistas/19-a-amante-do-rock-que-virou-monja. Para mim que estou até o fundo na vida empresarial, saber de sua história fez eu lidar muito melhor com a minha 🙂 .

Até lá e abaixo fica uma degustação!

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/monja-coen-em-salvador/feed/ 0 14834
Caminhando com Sabedoria https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/caminhando-com-sabedoria-tarchin-hearn/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=caminhando-com-sabedoria-tarchin-hearn https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/caminhando-com-sabedoria-tarchin-hearn/#respond Fri, 14 Jul 2017 20:33:58 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14830 Oi Gente!

Já está disponível em pré-venda o livro Caminhando com Sabedoria, escrito por Tarchin Hearn e traduzido pela Verena Reid. Tarchin Hearn é poeta, escritor, professor e viajante. Meu primeiro contato com a obra dele foi o livro Respirando, também traduzido pela Verena. Nesse livro, vi pela primeira vez, o trato poético que ele conduz você ao auto conhecimento através da meditação. Durante minha formação em Mindfulness com o Jangchub, fui aprofundando cada vez mais através das histórias incríveis contadas por ele. Agora fico feliz com o lançamento do segundo livro, que conforme já me disseram, é impressionante e segue a mesma linha poética elaborada no primeiro.

“Movimento é o que a flor e eu e você somos” – Tarchin Hearn

O livro pode ser comprado através do link: https://www.tarchinnobrasil.com/lancamento.

Boa Leitura!

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/caminhando-com-sabedoria-tarchin-hearn/feed/ 0 14830
Lançamento Instagram e Twitter! https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/lancamento-instagram-twitter/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=lancamento-instagram-twitter https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/lancamento-instagram-twitter/#respond Fri, 14 Jul 2017 19:42:08 +0000 https://mindfulnessalvador.com/?p=14825 Bom dia Gente!

Instagram e o Twitter no ar! Entre e participe! Conto com a participação de todos! Abaixo segue os links:

Instagram: https://www.instagram.com/mindfulnessalvador/

Twitter: https://twitter.com/mindfulnessssa/

 

 

 

]]>
https://mindfulnessalvador.com/blog-atencao-plena-novidades/2017/07/14/lancamento-instagram-twitter/feed/ 0 14825