Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/mindfulnessalvador.com/public_html/wp-content/plugins/timetable/timetable.php on line 1361
Revista Saúde nº 418 – A Mente Tem Poder – Mindfulness Salvador

Facebook

Blog

Social

Blog

Mindfulness Salvador > Mindfulness  > Revista Saúde nº 418 – A Mente Tem Poder
Revista Saúde n 148

Revista Saúde nº 418 – A Mente Tem Poder

Bom dia Gente!

Há poucos dias a Revista Saúde da Editora Abril, fez uma publicação falando sobre Mindfulness, inclusive sendo matéria de capa. Eu comprei, li, recomendo a leitura para todos e gostaria também de abordar alguns pontos que são relevantes dentro da matéria.

  1. “A Mente tem Poder” logo na chamada da capa é uma frase muita genérica e utilizada muito mais para atrair o olhar daqueles que passam pela banca de revistas.  Prefiro entender a frase, compreendendo, que a percepção do que ocorre em nossa mente, a partir da prática de técnicas de Mindfulness, podem permitir o nosso poder de escolha.
  2. Ainda na capa, utiliza-se a frase “É pura ciência!”. Acho importante apresentar o Mindfulness a sociedade como um campo de conhecimento que existem estudos científicos elaborados que comprovam mudanças de estados mentais, mas prefiro tratar o mesmo assunto como está dentro da revista, dito pelo Dr. Marcelo Demarzo e o Psicólogo Tiago Tatton, respectivamente, “Em comparação a outras áreas do conhecimento, os trabalhos de mindfulness ainda estão no começo, mas já existem revisões e estudos comparativos com resultados consideráveis” / “… os princípios de atenção plena são compartilhados na maioria das filosofias antigas e tradições espirituais. O Mindfulness possui múltiplas origens, todas legítimas. “
  3. Gostei muito da citação sobre do desenvolvimento da Resiliência, palavra que não é comum em outras publicações. Na prática de Mindfulness existe uma linha tênue entre é necessário ter resiliência para praticar Mindfulness e a prática de Mindfulness desenvolve a resiliência.
  4. A parte que mais gostei foi o trecho em que coloca o indivíduo como parte do processo de mudança, deslocando o Mindfulness de um oásis que vai solucionar todos os problemas, e sim, como uma prática que realizada regularmente coloca o indivíduo com a possibilidade de escolher melhor os próprios caminho. Logo abaixo vou colocar o trecho, mas antes faço a lembrança do Dr. Jon Kabat-Zinn (Criador do programa de 8 Semanas), que no seu primeiro programa para pacientes americanos que tinham dor crônica, foi perguntado se “isso” iria diminuir a dor que ele sentia, então responde que ele não pode diminuir a dor, mas ele pode devolver a vida dele de volta. Eu poderia seguir falando muitas coisas sobre essa frase, mas não acho que caiba agora. Por enquanto deixo vocês refletirem. Em outro post vou falar bastante sobre. De qualquer modo, anexo segue um vídeo com essa turma que ele fala não só isso, como tantas outras coisas que seguem na mesma linha. (O vídeo é 100% em inglês).  Trecho da reportagem: “Não adianta achar que tudo vai se transformar em oito semanas, sem mudar o estilo de vida como um todo…A grande revolução de mindfulness, como nomeou a revista americana Times em 2014, parece estar em devolver às pessoas sua parcela de responsabilidade pela própria saúde.”
  5. Adorei também as dicas para uma refeição plenamente atenta. Como dicas estão ótimas, seria legal que todos pudessem ter acesso a essas dicas. Principalmente desde criança! O mundo teria muito menos peso! 🙂

Boa leitura e, se souberem inglês, bom vídeo.

 

Paulo Henrique Luz

No Comments

Leave a reply