Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/mindfulnessalvador.com/public_html/wp-content/plugins/timetable/timetable.php on line 1361
Muita concentração e Pouca presença: uma típica rotina de trabalho – Mindfulness Salvador

Facebook

Blog

Social

Blog

Mindfulness Salvador > Artigos  > Empresas  > Muita concentração e Pouca presença: uma típica rotina de trabalho

Muita concentração e Pouca presença: uma típica rotina de trabalho

Uma sala repleta de colaboradores, quase imóveis, orquestrando um silêncio absoluto, cada um com a atenção literalmente presa a um assunto específico e um cenário corporativo muito comum: pessoas altamente concentradas.

Nossa mente está em constante movimento e a concentração é um estado em que conseguimos focá-la em um ponto específico e isso é importante em algumas atividades profissionais.

Entretanto há uma armadilha, por ser um estado estritamente mental e nessa condição a mente mergulha profundamente em uma tarefa específica, quase tudo mais que existe no contexto é despercebido e sai do foco.

Uma interrupção naquele momento de extrema concentração, por menor ou mais importante que seja, pode ser um estopim para uma reação emocional exacerbada, uma quebra de raciocínio, um erro grave, um estado de tensão e stress, uma alteração de humor e demais variáveis que estão envolvidas nos conflitos de trabalho.

Treinar a atenção plena no ambiente corporativo, pode ser uma maneira eficaz de desenvolver colaboradores focados no desempenho das suas atividades, por um lado e por outro mais preparados para lidarem com os desafios variados de um dia intenso de trabalho.

Com a prática de Mindfulness é possível desenvolver um estado de presença, ou de consciência plena, que permite ancorar a atenção intencionalmente a um propósito específico de modo a estar atento e desperto a tudo mais que estiver envolvido naquela experiência, seja interna ou externamente, e assim escolher, também intencionalmente e quando necessário, mudar o foco da atenção de forma aberta, curiosa e sem julgamentos ao que está acontecendo.

Na prática isso permite que uma pessoa ao estar focada em uma determinada atividade e ser interrompida, tenha possibilidade de responder a situação em vez de simplesmente reagir a ela. Ela escolhe naquele momento se vai parar o que está fazendo e resolver a outra questão ou gentilmente vai continuar sua atividade mesmo que outro não receba bem a sua resposta. Essa possibilidade de escolha acontece sem que se perca o próprio eixo.

A prática de Mindfulness no ambiente corporativo pode ser uma rica oportunidade de desenvolver nos colaboradores a capacidade de estarem além de concentrados, ou seja, mais atentos e conscientes ao que está acontecendo, o que pode gerar espontaneamente um estado de foco, bem estar e produtividade no trabalho.

Fabiana Costa
Instagram @fabicosta.com.br
Site: www.fabicosta.com.br

Paulo Henrique Luz

No Comments

Leave a reply